FGTS inativo para a compra de um imóvel; saiba as regras
13/02/2017
Muitas pessoas aproveitam o FGTS para adquirir um imóvel. Diversos financiamentos são realizados com base no valor de saldo que a pessoa possui no fundo. Também, ele pode servir de entrada ou até um complemento para compras à vista. Com o #FGTS, o trabalhador pode utilizá-lo na aquisição de imóvel novo ou usado, em construção, liquidação ou alguma dívida que tenha adquirido de algum financiamento habitacional e que precisa ser eliminada.
Com essa ajuda, o FGTS se tornou um das mais importantes fontes de financiamento de moradia no Brasil, que ajuda principalmente a população de baixa renda. Diversos bancos e instituições financeiras usam o FGTS como entrada para o empreendimento imobiliário, sendo ele de pequeno, médio ou grande porte. Nesse caso, são analisados diversos pontos e características do imóvel, que não entre em conflito com as ideias propostas pelo sistema.
Mas, existem algumas regras que o trabalhador precisa ter em mente para solicitar o FGTS para compra de um bem imobiliário. Veja:
- O trabalhador não pode ter outro financiamento imobiliário ativo, que tenha sido concedido pelo Sistema Financeiro de Habitação, em qualquer região do Brasil. O sistema entende que você já tem um compromisso bancário e não conseguirá cumprir mais um;
- Não possuir imóvel, sendo ele em construção ou já concluído. Entende-se que o uso do FGTS é para casos urgentes, e não regalias ou acúmulo de bens.
- A escolha do imóvel para uso do FGTS tem que ser na mesma região da qual o trabalhador exerça suas atividades empregatícias. Uma observação: é aceito apenas se o imóvel estiver na região metropolitana de onde o trabalhador está. Mas, nesse caso, é feita uma análise minuciosa sobre as condições e se o perfil se encaixa nas regras do sistema.
Além de financiar moradia para diferentes classes, o FGTS contribui para obras de saneamento e infraestrutura, que geram qualidade de vida a toda sociedade. Ele contribui também com o crescimento da coleta de lixo e tratamento de esgoto dignos para a vivência humana em determinada região.
Assim, com todos esses benefícios, pode-se dizer que o FGTS é a maior fonte de recursos para a habitação e saneamento no Brasil.
Fonte: Blasting News